quarta-feira, 21 de abril de 2010

Junior #13


DIVULGAÇÃO


Entrevista da escritora/apresentadora Fernanda Young. A revista Junior é uma revista GLS (voltada para o público Gente Legal eSimpática). É a herdeira direta da SUIGENERIS.



domingo, 18 de abril de 2010

cavalo de origami

Uma colega do trabalho me emprestou esse livro.
Fiquei feliz, pois achei esse diagrama do cavalo.
Em breve fotos de um carrossel.

sábado, 17 de abril de 2010

Vertigo #5, ediotora panini

DIVULGAÇÃO

Eu conheci o selo Vertigo através da coletânea editada pela ABRIL. Na época Sandman era publicado pela GLOBO e poucos exemplares chegavam na Cidade Solar. Gastava meu salário de estagiário, comprando sandman na Revista e Cia.
Hoje a Panini ressucitou a coletânea Vertigo, infelizmente não tem o mesmo folêgo.
Segue um conto que é exceção.

leia aqui: http://picasaweb.google.com.br/danilobiblio/Vertigo5#

A origem sangrenta dos contos de fadas


DIVULGAÇÃO

Revista Mundo Estranho ed. 98; Abril de 2010.

Faz mais de uma semana que comprei essa revista. Visito bancas de revistas, gibiterias e comic shops sempre que encontro uma no caminho. Fiquei muito chateado com a reportagem de capa, arte da matéria e claro com o conteúdo. Não sou um especialista em Literatura Infantil, mas respeito muito e gosto demais dos personagens citados na matéria. Os autores da matéria erram ao citar a obra de Lewis Carrol – Alice no País das Maravilhas – de conto de fadas. Pois não é, na verdade é uma ficção que faz uso de jogos de linguagem, ironia e filosofia. O non-sense, falta de juízo, maluquice, é utilizado para fazer rir e refletir. Não é o riso fácil, visto todos os domingos no programa do Didi.

Olha o que a reportagem fala sobre os personagens de Monteiro Lobato:

"Já imaginou uma história infantil em que a criançada cheirasse para curtir a maior viagem no tempo e no espaço? Nas primeiras versões do Sítio do Picapau Amarelo era assim. Só mesmo nos anos 70 é que o pó de pirlimpimpim passou a ser jogado na cabeça dos personagens. O motivo? Não remeter ao consumo de cocaína..."

Na citação acima esta o problema da matéria. Ela pinça detalhes do que os autores consideram "contos de fadas", e mostram como esses detalhes foram pasteurizados através das várias adaptações através dos séculos até os dias atuais. Revela também que desconhecem as obras representadas na matéria.

Defendendo Lobato:

Em "Reinações de Narizinho", a personagem título fica noiva do Príncipe do Reino das Águas Claras. Que nada mais é do que um peixe. Sim, um peixe. Na adaptação global que eu assistia no final da tarde, o personagem foi humanizado. Na ilustração do livro publicado ainda hoje, o príncipe ainda é um peixe, que usa terno e colete.

Outro autor mal interpretado foi o grande Andersen. Sua personagem síntese – a sereiazinha – foi reduzida a um ser mítico, egoísta e amoral. Andersen foi criticado e perseguido por seus pares literários, pois seus contos eram ritos de passagem com forte teor religioso e moralizante. Seus personagens penavam até o "..felizes pra sempre" Somos todos adultos e posso resumir que : a sereia aceita a rejeição do príncipe, se desfaz em espuma, e através dos anos desenvolve um "espírito" e torna-se um anjo.

Matéria completa aqui: http://picasaweb.google.com.br/danilobiblio/MundoEstranho98##

domingo, 11 de abril de 2010

Superinteressante

DIVULGAÇÃO
Superinteressante, ed. abril de 2010

Conhecimento Prático - Literatura

DIVULGAÇÃO
Artigos sobre literatura e quadrinhos.

Vida Simples

DIVULGAÇÃO
Hoje a Vida Simples é um revista mensal. Tudo começou como um edição especial da Superinteresssante. A revista traz matérias sobre qualidade de vida, comportamento e filosofia de botequim.Acho super legal, por isso acompanho sempre que posso. Não curto assinaturas, adoro visitar bancas de revistas. Esta é a edição de abril de 2010, colunas e reportagem de capa.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Revista Galileu ed. abril/2010


DIVULGAÇÃO
A Galileu continua sua cheia de ironias científicas e boas sacadas. Uma coisa freaknomics. entrevista com marcelo gleiser. trechos da matéria de capa sobre a industria da alimentação e resumão de março.